top of page

Biografia

A fotografia foi sempre um hobby sério na minha família. Tive a minha primeira Kodak com 10 anos e aos 15, recebi do meu padrinho, uma máquina “de gente crescida!” - uma  “Canon Canonet QL 19”. Era grande, pesada, tinha uma objectiva fixa e uma quantidade de números no corpo! Tornei-me oficiosamente o fotógrafo dos amigos.

 

Com o tempo, a fotografia ganhou outra dimensão. Tornou-se um diário visual. Dos bons e maus momentos. De amores e desamores.  Do que é visualmente atraente, sedutor e bonito.

Inscrevi-me no Ar.Co. Frequentei os cursos de fotografia, audiovisuais, pintura e ourivesaria. Fiz também um pequeno curso na Quadrum, de gravura, com David de Almeida.

 

Aprofundei os meus conhecimentos sobre fotografia e estética. Descobri que ser fotógrafo podia ser uma profissão. Foi com admiração e entusiasmo que conheci o trabalho dos meus professores, Micucha Galvão Teles e Manuel Silveira Ramos.

 

Quando comecei a trabalhar no Ar.Co., no início dos anos 80, tinha como funções manter o laboratório, equipamentos e químicos em condições operacionais para as aulas de fotografia. Pouco tempo depois acumulei essa função com a de professor de fotografia. Descobri outra vocação: ensinar. Mantive a minha actividade como professor no Ar.Co, simultaneamente com a profissão de fotógrafo, até ao final da década.

 

A oportunidade para começar a trabalhar como fotógrafo profissional chegou entretanto. Conheci o então editor da revista Casa & Decoração e fiz o meu primeiro trabalho para a revista, tendo sido publicado com o meu nome. Em breve, outras colaborações foram surgindo de forma natural: revista Máxima, Artes & Leilões, Marie Claire portuguesa, entre outras. Nessa altura, desenvolvia o meu trabalho em associação com a decoradora Amélia Rijo.

 

Em 1991, com a primeira guerra do Golfo, o mercado da fotografia profissional mudou. Os preços por trabalho desceram. A concorrência cresceu. Revistas e agências de publicidade fecharam. Decidi fazer outra coisa na vida. Esta nova fase levou-me até uma cidade diferente. Évora. Cidade que me acolheu há mais de dezassete anos.

 

Após uma paragem de alguns anos, voltei novamente à fotografia profissional, trabalhando localmente para empresas de produção de vinho, turismo, fotografia para publicidade de produtos, reportagem e retrato.

 

Hoje em dia, divido o meu tempo entre a fotografia, a edição digital e a realização de workshops de formação em ambas as áreas.

bottom of page